segunda-feira, 7 de outubro de 2013

Consumo do açaí

Pesquisa de universidade paraense aponta benefícios do consumo de açaí.


Em grande parte do país, ele vem batido com xarope de guaraná e granola. Mas na Região Norte é diferente: açaí é refeição.

 O açaí que vem caindo no gosto dos brasileiros sempre fez parte da alimentação dos paraenses, que são os maiores produtores do país. Mas quais são os benefícios dessa fruta para a nossa saúde?

Pesquisadores da Universidade Federal do Pará investigaram durante 11 anos os hábitos de moradores da cidade de Igarapé-Mirim, conhecida como a ''capital mundial do açai''. 
Foram feitos exames clinicos e de sangue em mais de mil pessoas que consomem açaí regularmente e também que não consomem.

“As que tomam açai tem o bom colesterol mais alto, acima do normal, e o mau colesterol em níveis normais. Quando comparadas com as que não tomam açai, as que não tomam acaí tem bom colesterol normal”, diz o médico Eduardo Costa, coordenador da pesquisa.

O aumento do bom colesterol se deve ao corante do açaí, a antocianina - também presente nas uvas. Mas um litro de açaí tem 33 vezes mais antocianina do que um litro de vinho tinto.

A substância ajuda a combater a formação de placas de gordura nas artérias, prevenindo doenças cardiovasculares como infarto e derrame. Os pesquisadores também já descobriram outros benefícios: o açaí é rico em vitamina E, que combate o envelhecimento das células. Tem mais proteína do que leite e ovo, e possui alto teor de potássio, cálcio e também de fibras, que ajudam no funcionamento do intestino.

O médico recomenda um copo de suco de açaí por dia. Pode ser feito na hora ou com a polpa congelada - o benefício é o mesmo. E também não há problema em misturá-lo com outros alimentos - só não pode é exagerar nas porções.

Nenhum comentário:

Postar um comentário