terça-feira, 30 de julho de 2013

Cupuaçu

CUPUAÇU
O cupuaçuzeiro (Theobroma grandiflorum) é uma fruteira nativa da região amazônica e foi introduzida no sul da Bahia em 1930, na antiga Estação Experimental de Água Preta, no município de Uruçuca. Geralmente é procurado pelo sabor típico de seus frutos, em que há o aproveitamento da polpa e das sementes pelas indústrias alimentícias e de cosméticos, em virtude de suas propriedades sensoriais e químicas. O seu fruto mede de 12 a 15 cm de comprimento e tem de 10 a 12 cm de diâmetro, apresentando em média peso de 1 kg, sendo 30% de polpa e 35 sementes.
Por ser uma espécie de boa adaptação à sombra, o cupuaçu propicia a formação de consórcios com outras plantas de porte florestal, permitindo bons resultados econômicos e ecológicos. É uma fruta tropical com grande potencialidade econômica para a região sudeste da Bahia. No Estado, a área cultivada é de aproximadamente 1.200 ha, sendo mais da metade em desenvolvimento. A produção de polpa é estimada em 300 toneladas, sendo que cada planta produz de 30 a 40 frutas por ano.  

CLIMA E SOLOO cultivo é recomendado em regiões com temperaturas médias anuais superiores a 22ºC, pluviosidade acima de 1500 mm bem distribuídos e umidade relativa do ar acima de 75%. É uma cultura adaptada em terra firme, podendo ser cultivada em solos de baixa, média e alta fertilidade, com boa estruturação física. Os solos mais recomendados são os areno-argilosos, profundos e com boa drenagem.VARIEDADESAs variedades conhecidas e exploradas comercialmente estão agrupadas conforme o formato dos frutos:Cupuaçu-redondo - fruto com extremidades arredondadas, casca com 6 a 7 mm de espessura, peso médio de 1,5 kg, sendo o tipo mais cultivado na região amazônica.Cupuaçu-mamorana - fruto com as extremidades alongadas, casca com 6 a 7mm de espessura, pesando em média 2,0 kg.Cupuaçu-mamau – também conhecido como “sem-caroço”, tem formato semelhante ao cupuaçu-redondo, caracteriza-se por não apresentar sementes. O peso médio do fruto é de 2,5 kg, chegando a atingir 4,0 kg.O rendimento médio da variedade sem-sementes é de 70%, enquanto os com sementes é de 30%.FORMAÇÃO DE MUDASNo plantio comercial de cupuaçu deve-se utilizar mudas propagadas por semente ou por via vegetativa, através da enxertia. O cupuaçuzeiro é formado à semelhança da muda de cacau.
     As sementes devem vir de plantas matrizes produtivas e sadias e de frutos com boas características de rendimento de polpa.As sementes devem ser despolpadas e posteriormente lavadas e colocadas para secar à sombra por dois dias. A seguir, são colocadas diretamente em sacos de polietileno ou para germinação em leito de areia e pó de serra curtido na proporção 1:1.Em condições normais as mudas germinam após o décimo quinto dia. No caso de sementeira, podem ser transplantadas quando estiverem com 10 a 15 cm. Depois, devem ser mantidas em viveiro coberto até alcançarem 30 centímetros de altura (4 a 5 meses).Em caso de enxertia, o material a ser enxertado (garfo ou borbulha) deve vir de ramos já produtivos e de diferentes plantas matrizes, para evitar a auto-incompatibilidade na polinização. Na Bahia, a pesquisa básica de melhoramento genético do cupuaçuzeiro visa a obtenção de clones produtivos, com frutos de bom tamanho e rendimento em polpa, resistência a pragas e doenças e ampliação do período de colheita durante o ano.PLANTIOO cupuaçuzeiro desenvolve-se melhor com sombreamento nos dois primeiros anos, podendo ser cultivado a pleno sol ou em sombreamento pouco denso. Portanto, pode ser instalado em capoeiras ou em sistemas de consórcio com outras espécies como a bananeira, a pupunheira, a seringueira e outras plantas de porte florestal. O plantio das mudas deve ser feito em covas de 40 x 40 x 40 cm, adubadas com 10 litros de esterco curtido e mais 100 gramas de superfosfato triplo.
    Usa-se cobertura morta em volta das mudas, a fim de manter a umidade do solo e controlar o desenvolvimento de ervas daninhas.As mudas provenientes de sementes são plantadas quando atingem de 5 a 6 meses de idade e uma altura de 40 a 50 cm. As mudas enxertadas oriundas de matrizes selecionadas com produtividade média acima de 40 frutos por planta/ano e peso médio de frutos entre 1 a 1,5 kg, com 8 a 9 meses de idade, medindo 70 a 80 cm de altura, devem ser plantadas em covas de 4 metros em todas as direções e em espaçamentos que variam de 5 x 5 m até 8 x 8 m em triângulo eqüilátero.Antes do estabelecimento do pomar, recomendam-se dois tipos de sombreamento: o provisório - utilizando a cultura da bananeira em espaçamento de 3 x 3 m e um sombreamento definitivo, utilizando-se plantas de porte florestal de valor econômico, a exemplo de cajazeira e seringueira nos espaçamentos que variam de 15 x 15 m a 20 x 20 m.ADUBAÇÃO E CALAGEMAs adubações devem ser realizadas em função dos resultados da análise química do solo. No geral, as formulações e doses de adubos orgânicos e minerais preconizadas são baseadas em observações de natureza prática.Para solos de baixa fertilidade, recomendam-se os seguintes procedimentos de adubação:- Para o primeiro ano de plantio, 300g de formulação 10-28-20 (NPK) por planta, em 4 aplicações de 100g, com intervalo de 3 meses;- No segundo ano, 500g/planta, com o mesmo intervalo de aplicação;-A partir do terceiro ano, 200g/planta/aplicação, parcelada em três vezes no ano.ESPAÇAMENTOO espaçamento varia de acordo com o tipo de muda, que pode ser pé-franco (mudas formadas de sementes) ou enxertada. Para as mudas de pé-franco, recomenda-se o espaçamento de 7 x 7 m em triângulo eqüilátero, permitindo uma densidade de 244 plantas/ha. 
    Para plantio das mudas de enxertia, que apresentam menor porte, recomenda-se o espaçamento de 6 x 6 m em triângulo eqüilátero, permitindo uma densidade de 319 plantas por hectare.TRATOS CULTURAISControle de ervas daninhas – as plantas daninhas dificultam o crescimento normal das plantas. Recomenda-se efetuar de dois a três coroamentos e até três limpas durante o ano.Podas – as podas de formação e manutenção objetivam manter a planta com porte baixo, facilitar os tratos culturais e reduzir o impacto dos frutos na queda. A poda de formação é efetuada no primeiro ano de idade da planta, cortando-se o broto terminal após o primeiro ou segundo fuste para promover a divisão do tronco principal em dois. A poda de manutenção direciona a distribuição dos galhos e elimina os ramos indesejáveis, secos ou doentes.COLHEITA E PRODUÇÃOA colheita é realizada de quatro a cinco meses após a floração. A colheita é feita manualmente, duas ou três vezes por semana, coletando-se os frutos maduros após a queda. A partir das primeiras safras, as plantas começam a produzir em escala crescente, até a estabilização, que ocorre no quinto ano após o plantio.O rendimento médio do fruto é de 36% de polpa, 46% de casca e 18% de sementes. A produtividade média nas condições do sul da Bahia é de 40 frutos/planta/ano.COMERCIALIZAÇÃOA exemplo da maioria dos produtos agrícolas, a comercialização do cupuaçu é feita diretamente do produtor para o intermediário, ou o produto é colocado nas Centrais de Abastecimento das regiões produtoras. Os preços variam em função do excesso ou escassez da produção. No sul da Bahia a comercialização é feita às margens de rodovia, em feiras livres e diretamente com as indústrias processadoras de polpas da região e até de outras regiões do país.PRODUTOSO cupuaçu é utilizado na elaboração de sorvete, néctar, doce, geléia, iogurte, licor, xarope, biscoito e bombom. Na culinária doméstica, a polpa tem larga aplicação, com destaque para cremes, pudins, tortas, bolos e pizzas. As sementes servem para a fabricação do cupulate, produto com características nutritivas similares às do chocolate; já a gordura, é utilizada na indústria de cosméticos.
    Para cada 100 kg de sementes frescas, são obtidos 45,5 kg de sementes secas, 42,8 kg de sementes torradas e 31,2 kg de amêndoas sem casca. Destas, pode-se obter 13,5 kg de manteiga de cupuaçu.

Fonte:http://www.ceplac.gov.br/radar/cupuacu.htm

segunda-feira, 22 de julho de 2013

Benefícios do Açaí para a Saúde.


Quais os Benefícios do Açaí Para a Saúde?

  O Açaí é uma fruta brasileira encontrada facilmente na região norte do país. O seu sabor é naturalmente amargo e a sua coloração é escura, essa fruta tem se tornado cada vez mais procurado entre os próprios brasileiros. Segundo alguns especialistas da área da saúde, esse alimento disponibiliza muita energia para quem o consome e, por isso, a maior procura tem sido pelo público que pratica exercícios físicos frequentemente. Há quem goste do sabor da fruta em si, mas a grande maioria acostuma com o sabor e come para obter os benefícios que este oferece.

Os principais benefícios do açaí são a inibição da formação de radicais livres e também do colesterol, previne o envelhecimento precoce da pele e de todo o corpo, aumenta o colesterol bom, diminui o risco de doenças cardiovasculares, age como energético natural, também é famosa por reforçar a saúde mental além da física, é rica em fibras, sais minerais, fósforo, ferro, potássio, vitaminas B1, B2, A, E, cálcio e outras substâncias importantes ao organismo humano. Também previne a câncer de próstata e é um anti-oxidante natural.
Além disso, o açaí pode ajudar no combate ao câncer, a substância contida nessa fruta é famosa por ter o poder de destruir as células cancerígenas, sendo assim é um forte aliado no combate da doença e muito mais poderoso na prevenção dela. Embora possua um valor calórico bastante elevado, o açaí está presente em várias dietas já que é bastante nutritivo, e muitas vezes a falta de vitaminas e outros elementos atrapalham a qualidade de vida da pessoa que faz a dieta, por isso essa fruta é recomendada pois supre as necessidades do corpo sem deixar faltar os nutrientes.
Fonte: http://www.oitopassos.com/2011/04/30/quais-os-beneficios-do-acai-para-a-saude/#ixzz2Zm9gqjX6 

sexta-feira, 19 de julho de 2013

Açaí combate anemia e colesterol alto.

Açaí combate anemia e colesterol alto.

O sabor é incomparável, e ele pode ser degustado de diversas maneiras, cada região elege uma receita para deixar o Açaí ainda mais gostoso. A fruta, que tem a cara do verão, sempre foi característica da região norte do país, mas, de uns tempos pra cá vem ganhando fama no Brasil inteiro.
Pesquisas apontam diversos benefícios que são encontrados no fruto do açaizeiro, tudo isso graças à enorme quantidade de antocianinas, substância que possui uma enorme capacidade de acabar com os radicais livres: isso fortalece o organismo e manda para bem longe diversos riscos que ameaçam nossa saúde.
Outra forte característica da fruta que deixa o sorriso roxinho é o poder energético que ela apresenta. "Ele repõe o índice de glicose rapidamente após a prática de exercícios, porque é rico em carboidratos. Entretanto, quem está de regime não deve exagerar, pois a fruta é calórica, especialmente na sua forma mais consumida: com a adição de açúcar e xarope de guaraná", afirma a nutricionista Mariana Reis, da unidade de São Paulo da rede de Clínicas Anna Aslan.
O açaí também é rico em lipídeos, o que o transforma em um alimento de valor energético duas vezes superior ao leite. "O açaí contém ainda elevada taxa de vitamina E, possui fibras, proteínas, cálcio e vitamina B1, além de elevado teor de antocianinas, capaz de favorecer a circulação sangüínea e combater o colesterol alto. E mais: é também rico em ferro", diz a nutricionista.
Anemiatambém se beneficia muito com o consumo da fruta são pessoas apresentam quadro de anemia. "O Açaí apresenta uma enorme quantidade de ferro, e para potencializar ainda mais a absorção do nutriente, uma ótima dica é o consumo do açaí com frutas cítricas como acerola, kiwi e laranja", explica a nutricionista.
Diabetes e GastriteMas a fruta também apresenta alguns riscos. Pessoas com diabetes, por exemplo, precisam tomar cuidado na hora de consumir por causa do elevado nível de glicose presente. Os diabéticos devem ficar longe da fruta. Se a vontade de consumi-la for grande, deve-se dispensar, pelo menos, o xarope de guaraná que é adicionado à receita básica. Pessoas que sofrem com gastrite e úlcera também devem procurar consumir outras frutas, pois o açaí é rico em gordura , diz a nutricionista Renata Rothbarth, também da rede de Clínicas Anna Aslan..
Energia                - 26(Kcal)
Proteínas             - 3,60g
Lipídios                - 2,00g
Carboidratos      - 57,40g
Fibras                   - 32,70g
Cálcio                   - 118,0mg
Fósforo                 - 58,00mg
Ferro                     - 1,9mg
Retinol                  - 11,80mg
Vitamina B1        - 0,36mg
Vitamina B2        - 0,1mg
Vitamina C           - 900mg

Proteínas             - 3,60g
Lipídios                - 2,00g
Carboidratos      - 57,40g
Fibras                   - 32,70g
Cálcio                   - 118,0mg
Fósforo                 - 58,00mg
Ferro     
                - 1,9mg
Retinol                  - 11,80mg
Vitamina B1        - 0,36mg
Vitamina B2        - 0,1mg
Vitamina C           - 900mg

Lipídios                - 2,00g
Carboidratos      - 57,40g
Fibras                   - 32,70g
Cálcio                   - 118,0mg
Fósforo                 - 58,00mg
Ferro                     - 1,9mg
Retinol                  - 11,80mg
Vitamina B1        - 0,36mg
Vitamina B2        - 0,1mg
Vitamina C           - 900mg

Carboidratos      - 57,40g
Fibras                   - 32,70g
Cálcio                   - 118,0mg
Fósforo                 - 58,00mg
Ferro                     - 1,9mg
Retinol                  - 11,80mg
Vitamina B1        - 0,36mg
Vitamina B2        - 0,1mg
Vitamina C           - 900mg

Fibras                   - 32,70g
Cálcio                   - 118,0mg
Fósforo                 - 58,00mg
Ferro                     - 1,9mg
Retinol                  - 11,80mg
Vitamina B1        - 0,36mg
Vitamina B2        - 0,1mg
Vitamina C           - 900mg

Cálcio                   - 118,0mg
Fósforo                 - 58,00mg
Ferro                     - 1,9mg
Retinol                  - 11,80mg
Vitamina B1        - 0,36mg
Vitamina B2        - 0,1mg
Vitamina C           - 900mg

Fósforo                 - 58,00mg
Ferro                     - 1,9mg
Retinol                  - 11,80mg
Vitamina B1        - 0,36mg
Vitamina B2        - 0,1mg
Vitamina C           - 900mg

Ferro                     - 1,9mg
Retinol                  - 11,80mg
Vitamina B1        - 0,36mg
Vitamina B2        - 0,1mg
Vitamina C           - 900mg

Retinol                  - 11,80mg
Vitamina B1        - 0,36mg
Vitamina B2        - 0,1mg
Vitamina C           - 900mg

Vitamina B1        - 0,36mg
Vitamina B2        - 0,1mg
Vitamina C           - 900mg

Vitamina B2        - 0,1mg
Vitamina C           - 900mg

Vitamina C           - 900mg
Para saber mais visite nosso site: 
Fonte: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/4285-acai-combate-anemia-e-colesterol-alto



Tabela Nutricional do Açaí g/100g

http://tubaraodoacai.com.br/

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Açaí: a fruta que protege contra inflamações e tumores.

Açaí: a fruta que protege contra inflamações e tumores  .

Açai a fruta guardiã
   A polpa cremosa dessa espécie da Amazônia prova, lá fora, que realmente protege contra doenças do coração e inflamações crônicas


    O sorriso roxo entrega: a pessoa acabou de devorar uma tigela de açaí. O pigmento que tinge os dentes por breves instantes — a antocianina — é uma das substâncias que conferem ao pequeno fruto do açaizeiro uma gigantesca capacidade de combater os radicais livres, moléculas que arrasam as células do nosso corpo. Não é de hoje que se sabe que a polpa escura é repleta de ingredientes protetores. Mas pairava a seguinte dúvida: será que o organismo humano chegaria a absorvê-las? Sim, porque de nada adiantaria as frutinhas estarem lotadas de moléculas benéficas se elas não conseguissem entrar em ação.

Apesar de o açaí ser tão nosso, foi preciso que viajasse a outro continente para que a ciência colocasse um ponto final nesse tipo de questionamento. Segundo um trabalho publicado no periódico americano Journal of Agricultural and Food Chemistry, que reuniu cientistas de sete instituições do Canadá e dos Estados Unidos — entre elas, a Universidade do Arkansas —, o que o corpo humano aproveita da polpa é mais do que satisfatório. “Colhemos amostras de sangue de voluntários duas horas depois de terem consumido um suco de açaí e encontramos uma quantidade três vezes maior do que o habitual de moléculas antioxidantes”, conta empolgado a SAÚDE! Alexander Schauss, um dos autores.
Os cientistas não negam: apenas uma pequena porção dos componentes vai parar na corrente sanguínea. “O surpreendente, porém, é que isso já produz grandes resultados”, diz Schauss. Seu colega Gitte Jensen, que também participou da investigação, acrescenta: “Esses antioxidantes não se limitam a neutralizar a oxidação na parte externa das células. Eles penetram nelas e por isso o efeito protetor é tão forte”.
Outros testes desenvolvidos pelo mesmo time de pesquisadores apontam que tanto a polpa como o suco ajudam a reduzir consideravelmente substâncias inflamatórias ligadas a doenças do coração, à artrite e àobesidade — por mais paradoxal que seja nesse último caso, já que o açaí é bem calórico.
Não dá para cair de boca na tigela, por mais que as promessas de benefícios sejam tentadoras. Por ser extremamente calórico, o açaí deve ser consumido com moderação. “Metade da composição de sua polpa são gorduras”, conta o especialista em tecnologia de alimentos Fagner de Aguiar, da Universidade Federal do Pará. “Ainda bem que a maior parte delas é do tipo poli-insaturado, que protege o peito.” Faz bem ao coração, mas não engorda menos — vale sempre frisar. Então, quem anda preocupado com a balança deve se limitar a um copo de suco de aproximadamente 300 mililitros por dia ou uma tigela pequena da polpa da fruta — sem nada extra.
O alimento é recomendado especialmente para quem faz atividade física. A combinação de calorias eproteínas é ideal para repor o que atletas perderam durante o treino. E, por falar em proteínas, o açaí possui uma quantidade considerável do nutriente. “Cem gramas dele já fornecem cerca de 25% da recomendação diária”, confirma a engenheira de alimentos Miriam Hubinger, da Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp, que fica no interior paulista. “E as fibras, importantíssimas para o funcionamento do intestino, chegam a 90% da indicação diária sugerida”, diz.
A especialista em tecnologia de alimentos Cristineide Ferro, do Instituto Brasileiro de Tecnologias Sociais, em Fortaleza, no Ceará, chama a atenção ainda para a quantidade de minerais que o açaí contém: “Sobressaem o cálcio, essencial para os ossos, e o fósforo, que ajuda a fixá-lo no esqueleto”, diz ela. “O mix de minerais também ajuda a prevenir problemas de memória e fraqueza física.” Portanto, com moderação, vale a pena os não-atletas aderirem à onda da fruta e colocar a guardiã no copo, no prato e, claro, na tigela.

quarta-feira, 3 de julho de 2013

Os poderes e benefícios do açaí

Os poderes e benefícios do açaí

Reza a lenda que a descoberta do açaí pelos índios amazônicos evitou o sacrifício de centenas de crianças. O fruto teria sido descoberto há séculos por Iaçá, filha do cacique de uma grande tribo.
A moça teve o seu primeiro bebê morto a mando do pai, que pela escassez de alimento, decidiu que se matasse toda a criança que nascesse na tribo.
Certo dia, ao visitar o túmulo da filha, Iaçá pensou ter visto a menina numa Palmeira. Ao correr para abraçá-la viu que era apenas uma árvore. Por ali, Iaçá morreu.
Quando os índios a encontraram, também descobriram que podiam comer o fruto da Palmeira, no caso o açaizeiro.
Desde então nunca mais faltou alimento na tribo, e em homenagem à sua filha, o cacique botou o nome daquela palmeira de açaí, que é o contrário de Iaçá.
 Lendas à parte, o que não é folclore são os benefícios que essa fruta, que deixa quem a consome com um sorriso roxo de felicidade, traz ao organismo humano.
 O açaí reduz o mal colesterol, é antienvelhecimento, é eficaz na prevenção de doenças cardiovasculares, câncer gástrico, diabetes e Alzheimer, além de ser um poderoso energético favorecendo o desempenho sexual.
coração e cérebro
De acordo com o cardiologista Aristóteles Alencar, o açaí tem mais substâncias antioxidantes que o vinho tinto - precisamente 33 vezes mais.
“Essa particularidade diminui o processo de envelhecimento das artérias. A gordura insaturada presente no açaí ajuda a queimar a gordura saturada, o que diminui os triglecrídeos (gordura que em excesso prejudica o organismo)”, comenta o médico.
Consumir açaí também ajuda a manter mais saudáveis os neurônios e o raciocínio. Segundo o neurologista infantil Rodrigo Policena, a grande quantidade de ferro presente nesta fruta é benéfica especialmente para as crianças. “A reposição de ferro no organismo até o 2º ano de vida previne anemia e otimiza o desempenho escolar no futuro”, afirma o médico.
 Regeneração
A nutricionista Karina Dutra, do Restaurante Waku Sese, acrescenta que o Açaí tem 60% de Ômega 9. “Isso significa que é grande sua capacidade de proteção e regeneração da pele dos danos e queimaduras causados pelos raios solares”, comenta.
Ainda segundo Karina, por ser fonte de carboidrato, o açaí é uma fruta que fornece mais energia e disposição para o corpo, o que é interessante para quem pratica atividades físicas.
Mais benefícios
- A gordura contida no açaí traz benefícios comparáveis ao azeite de oliva. Se consumido puro, in natura, pode ser aproveitado até por pessoas diabéticas, pelo alto teor de gordura monoinsaturada. Também ajuda quem tem colesterol alto ou intestino preguiçoso.
- Para aumentar o teor de energia antes ou depois da atividade física, o açaí pode ser associado a tapioca, guaraná, banana, morango e outras frutas.
-  O açaí possui em abundância a Vitamina B1, que além de ajudar no estímulo do apetite, garante o bom funcionamento do sistema nervoso.
-  No cérebro ajuda a manter mais saudáveis os neurônios preservando a memória e o raciocínio, nos olhos ajuda a prevenir a cegueira e a catarata, no coração mantém limpas e desobstruídas as artérias, prevenindo o infarto e o colesterol.
Alertas importantes
Apesar dos benefícios tentadores, não dá para cair de boca numa tigela de açaí. Por ser extremamente calórico - metade da composição de sua polpa são gorduras, a fruta deve ser consumida com moderação. Faz bem ao coração, mas não engorda menos — vale sempre frisar. Então, quem anda preocupado com a balança deve se limitar a um copo de suco de aproximadamente 300 mililitros por dia ou uma tigela pequena da polpa da fruta — sem nada extra.
Pele
Segundo a dermartologista Valeska Francesconi, os benefícios do açaí vem sendo cada vez mais estudados, sendo que não existem estudos científicos de segurança e eficácia do seu uso tópico, na área médica. “O uso dermatológico do extrato do açaí, em cremes e óleos, pode ser promissor devido sua reconhecida ação antioxidante. A presença de ácidos graxos essenciais em sua composição auxilia na hidratação da pele, porém, seu uso em determinadas concentrações leva ao risco de pigmentação da pele”, alerta Francesconi.
Sem mistura
O cardiologista Aristóteles Alencar adverte que o problema é quando se toma açaí com açúcar porque a quantidade de carboidratos fica excessiva. “O ideal é que se tome puro e com a menor quantidade de farinha de tapioca possível. Se precisar, use adoçante. A pureza garante a permanência das propriedades benéficas”, ressalta.