A árvore que produz o açaí chama-se açaízeiro. É uma espécie de palmeira encontrada no Amazonas, Pará, Maranhão, Acre e Amapá. As folhas do açaízeiro são usadas para a produção de produtos trançados (bolsas, redes, sacolas, etc) e, devido sua resistência, serve como cobertura de casas (produção de telhados)
Fonte da imagem: http://www.plugando.com.br/franquias-de-aa-na-tigela/
Os benefícios do açaí são maiores quando a fruta é consumida pura do que em forma de polpa (a mais utilizada no preparo do "açaí na tigela"). Embora sejam inegáveis os benefícios do açaí para a saúde, ele é uma fruta bastante calórica. Se por si só já é calórico, a versão na tigela, que contém guaraná e outras frutas, torna-se mais perigoso para quem quer perder peso. Portanto cuidado com os ingredientes que acompanham o açaí na tigela, pois eles podem aumentar ainda mais o valor calórico. Prefira o acompanhamento de frutas.
Como não existe uma freqüência indicada para o consumo, o que reina é o bom senso, levando em consideração principalmente a dieta de cada pessoa e a prática ou não de atividades físicas. Por ser um alimento de elevado teor calórico ele é mais indicado para pessoas que realizam exercícios e adotam uma alimentação equilibrada, nesse caso é mais indicado para consumo pós treino. Mas isso não significa que quem está brigando com a balança deve passar longe dele. Em vez de comer uma tigela com todas as frutas complementares a que tem direito, o que, na verdade, agrega mais sabor ao alimento, pode-se optar apenas pelo concentrado de açaí, ou então pelo seu suco. Ou seja, com sabedoria, é possível aproveitar todos os benefícios nutricionais dessa fruta brasileira sem colocar o peso em risco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário