quinta-feira, 13 de março de 2014

O açaí e o esporte.

O açaí e o esporte.


        O Brasil possui uma das maiores biodiversidades do mundo. Dentre as inúmeras espécies vegetais encontra-se o açaizeiro (Euterpe oleracea), uma espécie de palmeira que cresce em toda a região amazônica. Dela obtemos o açaí, um pequeno fruto roxo que varia de 1,0 a 1,5cm de diâmetro e é usado na preparação de licores, doces e sucos.
É no Pará que está a maior concentração natural da açaí no Brasil; o estado é também o maior consumidor nacional e exportador do fruto, desde o final da década de 90, atraiu novos mercados, dentro e fora do país. Em muito deles acabou ganhando características diversificadas de consumo que conquistaram, especialmente, os adeptos da prática de atividade física nas regiões sul e sudeste do país.
Uma das formas mais conhecidas de uso é o “vinho” do açaí, em que o fruto é deixado de molho em água e, após este processo é despolpado em máquina própria ou  amassado manualmente, para que a polpa se solte e seja misturada com a água, transformando-se em um suco grosso. A bebida de açaí pode, ainda, ser consumida como em sua região de origem, em forma de um mingau de espessura variada como acompanhamento de peixe, camarão, charque e farinha de mandioca, preparado sem sal nem açúcar. Em outros lugares temos a versão doce do alimento, como sobremesa, misturados com açúcar e farinha de tapioca.
A versão mais conhecida do açaí é preparado da polpa congelada batida com xarope de guaraná, gerando uma pasta parecida com um sorvete, ocasionalmente adicionando frutas picadas ou batidas e granola.
Independente da maneira como é consumido, o açaí apresenta uma composição nutricional valiosa para a boa saúde, com algumas contradições na literatura, devido a variação de acordo com a safra e região. A tabela seguinte mostra a composição nutricional de açaí.
Nutrientes Quantidade em 100g de açaí (matéria seca)

Energia 66kcal
Proteínas 13g
Lipídios 48g
Açúcares 1,5mg
Fibras brutas 34g
Sódio 56,4mg
Potássio 932mg
Cálcio 286mg
Magnésio 174mg
Ferro 1,5mg
Cobre 1,7mg
Zinco 7mg
Fósforo 124mg
Vitamina B1 0,25mg
Vitamina E 45mg


Como podemos notar, o açaí não é um alimento energético como pensam os atletas, a quantidade de carboidratos, elemento que fornece energia durante a prática esportiva, é quase nula. As calorias do açaí são provenientes principalmente dos lipídios, em 1 litro de  açaí, o teor de gordura equivale a 66% da quantidade diária recomendada. O perfil dos ácidos graxos se assemelha a do azeite de oliva português: 25%saturados, 15%poli-insaturados e 60%mono-insaturados. Provavelmente, a energia proveniente do suco consumido no sul e no sudeste se deve ao guaraná e a outros componentes das misturas que se fazem o açaí: banana, morango, amendoim, granola e outros produtos.
Outro mito  nutricional do açaí diz respeito à concentração de ferro. Em 1 litro encontram-se 2,6mg de ferro, o que corresponde a apenas 23% da quantidade diária recomendada. Acredita-se que a crença sobre o açaí ser um alimento rico em ferro baseia-se em dois fatos: primeiro, a cor roxa, que lembra outros alimentos fontes de ferro; segundo, que as fezes dos consumidores de açaí ficam escurecidas, o que coincide com aquelas resultantes do alto consumo de ferro. No Pará, quando uma pessoa recebe o diagnóstico de anemia, sua dieta é incrementada com uma tigela bem grande do fruto, entretanto, resultados mostram que o açaí é pouco expressivo como fonte de ferro.

Então para que serve o açaí?

Um dos principais componentes do açaí são as antocianinas. As antocianinas constituem a classe de flavonóides mais importante e além de conferir a cor roxa ao fruto, tem propriedades antioxidantes e tornam o açaí um alimento funcional. Combatem os radicais livres e têm efeitos na prevenção de doenças cardiovasculares e circulatórias, cancerigenas, no diabetes mellitus e na doença de Alzheimer. Cada litro de açaí contém 1g de antocianina, quantidade 10 vezes superior à encontrada no vinho tinto.
Rico em fibras, 1 litro do açaí apresenta um teor de 30g e corresponde a 100% da quantidade diária recomendada. Sua concentração de fibras é ideal para a etapa final da digestõa e para a prevenção do câncer de cólon.
Outro benefício do alimento é conter 10g de proteínas por litro – 25 a 31% da quantidade diária recomendada. Além disso é excelente  fonte de vitamina E e concentra muitos outros minerais como o magnésio, cobre e cromo.
Embora sejam  inquestionáveis os benefícios do açaí para a saúde, pessoas que desejam perder peso devem prestar uma maior atenção ao consumo deliberado do açaí, visto que consumido na forma de “tigela de açaí” com frutas, granola, guaraná, açúcar, etc, uma pequena dose de 200g (tigela pequena) pode chegar a 500kcal.

O poder do Açaí

    O poder do Açaí.

Uma fruta característica da Região Norte do Brasil, e bastante procurada por quem pratica exercícios físicos, vem conquistando cada vez mais os adeptos de uma vida saudável e, principalmente, as pessoas preocupadas em cuidar da saúde. O açaí tem sido objeto de inúmeras pesquisas científicas cujos resultados apontam para um elevado valor nutricional. Quem aprecia a fruta concentrada ou in natura não imagina que o seu consumo garante uma boa quantidade de vitaminas e de antioxidantes, que atuam diretamente na eliminação dos radicais livres, responsáveis pela prevenção de doenças e do envelhecimento.A árvore que produz o açaí chama-se açaízeiro. É uma espécie de palmeira encontrada no Amazonas, Pará, Maranhão, Acre e Amapá. As folhas do açaízeiro são usadas para a produção de produtos trançados (bolsas, redes, sacolas, etc) e, devido sua resistência, serve como cobertura de casas (produção de telhados)O açaí pode ser consumido de diversas formas: sucos, doces, sorvetes e geléias. Atualmente é muito consumido o açaí na tigela, onde a polpa é acompanhada de frutas e até mesmo de outros alimentos. Na região amazônica, a polpa do açaí é muito consumida com farinha de mandioca ou tapioca. A polpa do açaí é um ótimo energético, sendo que cada 100 gramas possui 250 calorias. O açaí é uma fruta rica em proteínas, fibras e lipídios e encontramos nesta fruta as seguintes vitaminas: vitaminas C, B1 e B2. Também possui uma boa quantidade de fósforo e cálcio.